terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pinheirinho: Naji Nahas, Alckmin, imprensa e polícia contra 7 mil moradores pobres



230112_repr_pinheirinho



Diário Liberdade - [Atualizado na segunda-feira, 23 de janeiro de 2012, às 22h] De maneira inesperada e ilegal, a Polícia Militar de São Paulo iniciou a invasão e o despejo dos moradores da comunidade do Pinheirinho. Na operação, que pegou de surpresa os moradores, participaram cerca de 2 mil policiais militares, convocados em cerca de 33 municípios, incluindo a Rota e Tropa de Choque, que utilizaram 220 veículos, um carro blindado e dois helicópteros Águia, além de 40 cães e 100 cavalos, armamentos letais como pistolas e automáticas, balas de borracha e gás lacrimogêneo e pimenta. Os policiais afirmam que permanecerão ali até segunda-feira para impedir tentativas de retorno dos moradores.

URGENTE: Endereço para doações (comida, colchões, etc) ao #Pinheirinho: Igreja N. Sra Perpétuo Socorro, Av. Angelo Belmiro Pintus, 320. Campo dos Alemães, São José dos Campos.
Óbitos
Segundo moradores informaram a Agência de Notícias das Favelas, podem haver sete mortes. Um diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos afirmou que houve 5 moradores mortos. Um policial e um morador, segundo ele, estão em estado grave.
Segundo disse nesta segunda-feira (23) Guilherme Boulos, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que esteve no local do massacre e foi brutalmente espancado pelas forças de repressão: "É preciso fortalecer a denúncia dos 3 assassinados no dia de ontem, com total bloqueio da imprensa. Os corpos não foram levados para o Instituto Médico Legal de São José dos Campos e estão desaparecidos. Um deles é uma criança de 4 anos de idade, que chegou morta ontem às 18h ao Pronto Socorro Vila Industrial, após levar um tiro de borracha no pescoço. Temos várias testemunhas, mas os hospitais – por ordem expressa da prefeitura e da Polícia Militar – não confirmam as informações, temendo ampliar a indignação e a resistência."
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São José dos Campos (SP), Aristeu César Pinto Neto, afirmou ao portal do Terra nesta segunda-feira (23) que investiga a possibilidade de a operação de reintegração de posse do terreno do Pinheirinho ter deixado mortos. Segundo Neto, que é também advogado dos moradores, diversas declarações testemunhais indicam que houve vítimas fatais da violência com que a Polícia Militar cumpriu a ordem judicial.
"Requisitamos ao IML (Instituto Médico-Legal) relatório sobre as ocorrências do domingo e solicitamos aos hospitais que forneçam a documentação pertinente, já que houve narrativas por parte dos moradores de que houve mortes. São muitos relatos convergentes, como o de um episódio em que uma bomba de gás foi lançada em uma tenda com uma mãe e crianças que depois saíram em ambulâncias", afirmou Aristeu. Outro advogado da ocupação, Toninho, foi atingido por um disparo de bala de borracha e em seguida foi preso.
Repressão
Mais de 18 pessoas foram presas, celulares, telefones e internet foram cortados no local. Crianças e idosos foram cercados e violentados no interior da ocupação e deslocados com violência. Pertences foram destruídos e aos moradores não foi permitido levá-los consigo.
A informação que nos chegou direto do Pinheirinho é que todas as lideranças e principais ativistas envolvidos na resistência foram presos, alguns brutalmente espancados, como testemunhou um de nossos colaboradores.
O clima foi de guerra civil. Um massacre de contornos fascistas, promovido por diversas polícias despreparadas, que protagonizaram uma barbárie contra o povo despossuído que há anos ocupou aquela região para sobrevivência. Esta operação criminosa irá, por fim, beneficiar o capitalista, também criminoso, Naji Nahas, que inclusive deve milhões à prefeitura.
Os hospitais locais se negaram a dar informações à imprensa e, segundo eles, a prefeitura está centralizando as informações e é responsável pela divulgação do número oficial de óbitos e feridos.
Um de nossos repórteres que esteve no local afirmou que oito carros foram incendiados e que os conflitos deverão permanecer nos próximos dias, dada a revolta que se espalhou pelas comunidades e favelas do município de São José dos Campos.
O secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Roberto Martins Maldos, afirmou nesta segunda-feira (23) que foi atingido por um disparo de bala de borracha na perna esquerda na manhã de domingo (22), durante o massacre. O secretário estava no local em nome do governo federal para negociar uma solução pacífica, mas os policiais o debocharam e ignoraram.
“Quando cheguei ao município, fui informado de que já estava ocupado e que era para eu tomar cuidado [...] Eu peguei meu cartão da Presidência, mas o que recebi foram armas apontadas para mim. Percebendo um perigo real, eu voltei e fui conversar com os moradores [...] De repente, começaram a voar voar bombas de gás”, disse à reportagem de G1. “Todos estavam perplexos. Todos saíram correndo e eu levei um tiro, que me atingiu na perna. Eu, como representante da Presidência da República, fui atingido por uma bala. Estou indignado”. E concluiu que dizendo que “Um oficial, que não sei o nome, chamou os jornalistas para entrar e eu fui junto. Ele não me deixou entrar e disse: 'Se você quiser, vai pedir para a sua presidente para falar comigo”.
Por sua vez, o governador Geraldo Alckmin disse, por meio de sua assessoria, que considerou legítima a ação da Polícia Militar na desapropriação, segundo informou a Rádio CBN.
O governador afirmou ainda que caberá à prefeitura do município a remoção e o alojamento das famílias que foram retiradas do terreno.
Morador atingido por bala letal corre o risco de ficar paraplégico
Segundo informou o Blog de Solidariedade à Ocupação Pinheirinho: "O morador ferido a bala durante a manhã de hoje, o ajudante de pedreiro David Washington Castor Furtado, 32 anos, já passou por uma cirurgia e continua internado no Hospital Municipal.
Segundo a mãe de David, a dona de casa Rejane Furtado da Silva, no momento em que foi baleado ele tinha acabado de sair do Pinheirinho e carregava seu filho de 10 meses no colo.
A bala atingiu a perna de David, quando estava próximo ao Centro de Triagem. Ele passou por cirurgia e, segundo médicos, corre o risco de ficar paraplégico.
"Até agora o meu filho não está sentindo as pernas. É muita desgraça. A esposa dele, que viu tudo, está em estado de choque", disse dona Rejane, que é categórica ao afirmar que a bala partiu da Guarda Municipal.
Embora ele tenha sido atingido com arma de fogo, a Guarda Municipal insiste em afirmar que não usou armas letais na ação. Quem será que está mentindo?"
Vídeos
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São José dos Campos, que também é ligada ao PSDB, "cerca de 25% das pessoas" que viviam no local foram para os abrigos disponibilizados, que foram improvidados como no vídeo abaixo:
No vídeo abaixo fica patente que a polícia empregada contra a comunidade do Pinheirinho roubou os pertences dos moradores massacrados.














Domingo, 22 de janeiro de 2012
Atualização de 20h30: Segundo Diário Liberdade apurou com Pedro Santinho, um dos dirigentes da Fábrica Ocupada Flaskô, que acompanhou o massacre do Pinheirinho in loco, não há confirmação oficial da morte da mulher, mas ela recebeu pelo menos um tiro a menos de 5 metros, quase a queima roupa, quando estava cercada por vários policiais, e foi carregada desacordada e sangrando para a ambulância. Segundo porta-vozes da comunidade, o hospital local já confirmou três mortes, mas o hospital não se pronunciou à imprensa.
Atualização de 20h15: Em uma assembleia organizada pelas lideranças da comunidade do Pinheirinho, o dirigente Marrom confirmou que são sete mortos, entre elas, uma criança de três anos. Uma mulher perdeu o filho durante a desocupação. Segundo Marrom, o governo federal pediu intervenção mas o comandante da Polícia Militar não obedeceu.
Atualização de 19h45: Informação dada pela Fábrica Ocupada Flaskô: Pedro Santinho, que está em frente ao Pinheirinho, relatou transtornado, por telefone, que a polícia acabara de matar uma mulher à tiros na área de triagem em frente, onde várias pessoas estão confinadas. Uma ambulância a levou.
Atualização de 19h35: Na capital paulista, o movimento de protesto e solidariedade à ocupação Pinheirinho, que tomou conta de todas as faixas da Avenida Paulista no sentido Pacaembu nas últimas horas, está agora em torno de 150 a 200 pessoas. Tornou-se difícil organizar o movimento em função da forte chuva. Apenas três viaturas, com cerca de dez policiais, foram empregadas para acompanhar a manifestação. O movimento, que se reuniu no vão do MASP desde 17h, chegou a ter mais de 300 participantes, segundo relataram colaboradores e relatos em redes sociais. O movimento, que estacionou em frente ao Tribunal Regional Federal, realizou ali uma série de intervenções de dirigentes sindicais, estudantis, partidários e de movimentos sociais diversos.
Atualização de 19h20: Marrom, um dos líderes da comunidade do Pinheirinho, confirmou a morte de três pessoas durante o massacre operado pelas forças policiais às 6h da manhã. Ainda não há os nomes e nem confirmações de órgãos oficiais.
Atualização de 19h05: Neste momento os moradores se aglomeram atrás das grades onde estão confinados e assistem os tratores passando por cima das casas. Os moradores que gritavam contra o trator são respondidos com tiros de balas de borracha, enquanto fios elétricos estão sendo cortados dos postes pela empresa responsável junto com a Polícia Militar. Os moradores resistem atirando pedras contra a polícia, que protege o trator que destrói as casas. A trilha sonora, segundo informa Felipe Milanez, é de helicópteros, tiros, pedras no chão, o trator ao fundo e muitos gritos e tiros.
Felipe relatou inclusive que a polícia jogou bomba de gás lacrimogêneo onde havia visto mulheres e crianças se escondendo, seguido de muitos gritos de crianças e mais sons de bombas. Na sequência a polícia atacou moradores que estavam fazendo recadastramento. Segundo informou o jornalista, no local onde estavam sendo encaminhadas as pessoas foram jogadas bombas de lacrimogêneo, provocando mais pânico, choros e gritos entre os moradores. Enquanto isso, a polícia seguiu jogando pimenta no local para expulsar os moradores de onde haviam sido encaminhados.
Atualização de 18h50: Um de nossos colaboradores no Pinheirinho informa que, além do massacre ocorrido logo às 6h da manhã, moradores e moradoras do Campo dos Alemães, uma vila localizada ao lado da comunidade do Pinheirinho, foram às ruas armados e enfrentaram as forças policiais em solidariedade à ocupação. Este confronto foi intenso e há suspeita de que possa ter morrido muitas pessoas, já que tanto moradores quanto policiais utilizaram armas letais. Vários moradores e dois guardas municipais foram gravemente feridos, segundo informou.
O colaborador relatou também que o morador Buiú foi gravemente ferido e há suspeita de que ele possa ter falecido no hospital, já que sofreu um tiro que atravessou a barriga e as costas.
Atualização às 18h30: Um colaborador de Diário Liberdade que está na Avenida Paulista participando do protesto, convocado em solidariedade à luta e resistência dos moradores da comunidade do Pinheirinho, relatou que houve cerca de 300 pessoas na manifestação e que tomaram todas as pistas da Avenida no sentido Pacaembu. A chuva apertou e os manifestantes se negaram a liberar uma faixa, como alguns policiais solicitaram. Os manifestantes marcharam rumo ao Tribunal Regional Federal.
220112_avpaulista
220112_avpaulista2
220112_avpaulista3
Atualização às 17h45: Outro colaborador do Diário Liberdade nos ligou informando que os moradores afirmam ter ocorrido três mortes. Ele informou também que a dificuldade da apuração destas informações se dá em função dos principais dirigentes estarem presos e terem sido feridos, o que deixou os moradores com menos capacidade organizativa, além da surpresa da data e hora do despejo, sem aviso prévio e desrespeitando múltiplas instâncias da legalidade.
Atualização às 17h10: Nosso repórter confirma que houve uma morte e muitos feridos, mas continuam as dificuldades de se apurar. Um líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) chamado Guilherme Boulos foi espancado por mais de dez policiais até ficar completamente ensanguentado e está gravemente ferido.
Um sindicalista sofreu um tiro de bala de borracha na face e está no hospital, relatou.
A Guarda Civil Municipal está coordenando a repressão e a polícia está usando pistolas letais e mirando e atirando em moradores que resistem, além de dar tiros ao alto para dispersar a resistência popular.
Ao início da repressão, pela manhã, os helicopteros atiraram balas de borrachas e gás pimenta contra crianças e moradores. No total, há 16 moradores e ativistas presos, confirmados oficialmente.
Atualização às 16h30: Neste momento a Polícia Militar está deslocando forçadamente os moradores para um acampamento de tenda logo ao lado da comunidade Pinheirinho. Os moradores que tentam resistir estão sendo presos ou são alvejados por balas de borrachas. Um repórter de Diário Liberdade quase foi atingido e nos informou que a polícia está mirando na cabeça da resistência. Segundo ele, não há sequer condições para apuração e confirmação dos números de mortos (se há) e de pessoas que se feriram gravemente, dado o caos instalado no local.
220112_repressaop
220112_pin22
Massacre
Neste domingo, por volta das 6h da manhã, sem aviso prévio, a Polícia Militar e suas tropas de choque e policiais improvisados atacaram a comunidade do Pinheirinho. As forças de repressão tornaram o local inacessível e foram convocadas as polícias de 33 municípios para promover o massacre.
A operação para a desocupação do bairro, ordenada pelo judiciário comandado pelo PSDB, partido do governador Alckmin, contou com cerca de 2 mil policiais contra os cerca de sete mil moradores pobres da região.
Houve resistência ativa das moradoras e dos moradores do Pinheirinho, localizado no interior do estado de São Paulo, em São José dos Campos.
A polícia também rondou sistematicamente o Sindicato dos Metalúrgicos, organizado pela CSP-Conlutas, para impedir a chegada de solidariedade.
Câmeras e celulares foram apreendidos pelas forças de repressão.
Houve informações contraditórias de que políticos como o deputado Ivan Valante (PSOL), o senador Eduardo Suplicy (PT) e o líder socialista Zé Maria (PSTU) teriam sido isolados pelas forças de repressão na Escola Edgar, que, posteriormente, foram desmentidas pelas assessorias de imprensa dos parlamentares, que afirmaram que estavam em negociação na escola.
Entretanto, houve jornalistas que confirmaram que os professores Almir Bento Freitas e Lourdes Quadros Alves foram detidos na Escola Edgar. Almir e Lourdes são diretores do Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo).
Os deputados federais Paulo Teixeira (PT) e Carlinhos Almeida (PT) foram ao local tentar uma solução negociada com o comando da polícia, sem sucesso.
Censura na rede
A rede social Twitter, como já é procedimento padrão, retirou a hashtag #Pinheirinho dos Trending Topics, que estava em primeiro lugar na pauta brasileira. Após a reclamação de centenas de usuários, a empresa responsável retornou com a hashtag aos Trending Topics.
Testemunhos audiovisuais
Incorporamos a continuação três sequências em vídeo da invasão e da repressão no Pinheirinho no dia de hoje:

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Reintegração de posse ilegal
O Comando da Polícia Militar havia recebido uma ordem judicial determinando a suspensão imediata da reintegração de posse do Pinheirinho. A ordem foi assinada pelo juiz plantonista Samuel de Castro Barbosa Melo, da Justiça Federal, a mando do Tribunal Regional Federal. A ordem de reintegração foi determinada pela juíza cível Márcia Loureiro.
A ordem de suspensão foi, portanto, anulada, já que um grande dispositivo policial participou na operação repressiva, na qual estão sendo utilizadas balas letais e balas de borracha contra as pedras jogadas pela população. O jornal O Vale informou que no local se vive um clima de guerra, com todas as entradas barradas e controladas por efetivos da polícia. Principais líderes populares já estão detidos, enquanto os moradores e moradoras fizeram barricadas com pneus ardendo para tentar deter o avanço da força repressiva.
A luta da comunidade do Pinheirinho
A comunidade do Pinheirinho é um terreno de mais de 1 milhão e 300 mil metros quadrados, situado em São José dos Campos, onde moram cerca de cerca de 7 a 10 mil pessoas desde 2004.
A desocupação dos terrenos atende aos interesses dos capitalistas imobiliários e respondem à denúncia da empresa Selecta, do investidor libanês Naji Nahas, que deve R$ 15 milhões à prefeitura da cidade, sendo protagonizada pela Polícia Militar sob as ordens do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
Na terça-feira, dia 17 de janeiro, a Justiça Federal ordenou deter a desocupação, enquanto a justiça estadual reclamava a incompetência dos tribunais federais para julgarem o caso.
Manifestantes bloquearam a rodovia Dutra em solidariedade ao Pinheirinho
No quilômetro 154, cerca de 40 manifestantes bloquearam a rodovia Dutra, na direção Rio de Janeiro, em solidariedade aos moradores do Pinheirinho. Foram cerca de 10km de engarrafamento e a Polícia Rodoviária Federal foi ao local para negociar com os manifestantes. Houve acordo entre os manifestantes e a polícia para efetuar a liberação de uma pista da estrada.
220112_pin4

220112_pin7
220112_pin8
220112_pin9
220112_pin10
220112_pin11
220112_pin12
220112_pin1
220112_pin2
220112_pin3
220112_pin5
220112_pin6
Fonte: www.diariodaliberdade.org

Um comentário:

  1. Ainda bem que as filmagens podem explicitar a violência com a população. E que possamos garantir a liberdade de informação, sem camuflagem. E mais, por que a grilagem urbana não é sequer discutida??
    Por que o PEU de Guaratiba não sai do papel, quando está pronto??? Pergunte às autoridades!!!!
    Ter informação privilegiada e comprar terreno urbano a baixo preço, também configura grilagem urbana. OLHO VIVO!

    ResponderExcluir