sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

OBAMA E O TURISMO PARA BRASILEIRO (TROUXA) VER E USAR !




Por Antonio Carlos Mazzeo



Good Day for All ....


Obama anuncia, diante do castelo da Cinderela, na Flórida, novas medidas para a entrada de brasileiros nos EUA, alegando que somos de "baixo risco"! 

Fora o conceito de "baixo risco", incompreensível para os mortais não estadunidenses, pelo que pude entender, agora, quem quiser ir para os Estados Unidos da América terá mais facilidades .... terá que enfrentar uma fila menor, quer dizer, apenas uma "pequena e rápida humilhação"  sob chuva e sol, nas portas dos consulados daquele país. 

Melhor, terá que preencher o famoso  e ridículo questionário apenas uma vez, com perguntas "inteligentes" do tipo: "o (a) senhor(a) já cometeu genocídio?", ou ainda, "o (a) senhor(a) pertence a algum grupo terrorista?" e outras pérolas desse naipe. Não é o máximo?!

Agora, a classe média colonizada brasileira poderá compensar melhor sua frustração de não ter nascido nos States, correndo atrás de um visto de entrada permanente para os EUA ou melhor ainda, quem sabe com ajuda divina (e do saldo bancário), un Green Card ! De qualquer modo, está mais fácil fazer comprinhas em Orlando, em suas lojas de gostos exuberantes (e duvidosos) e levar os filhinhos para um estágio de "encretinamento" e embotamento cerebral na Disney, ou ainda serem otários em Las Vegas, nos cassinos com suas réplicas de mal gosto e cafonas das pirâmides do Egito e dos monumentos históricos europeus, prontos a surrupiar a grana dos trouxas, mas deslumbrados turistas brasucas.
Mas ... esperem .... tem mais!!!! A furiosa classe média consumista e colonizada brasuca poderá usufruir, também e gratuitamente,  dos preconceitos contra os latinoamericanos (a quem desdenhosamente chamam "latinos"), das grosserias da polícia alfandegária e do messianismo evangélico. Mas não sejamos injustos, há os excelentes Mcdonalds originais para saborear, hot dogs típicos, além da Ku-Klux-Klan, é claro!  

O discurso de Obama diante de um castelo de princesa da Disney não me parece um acaso, mas uma tentativa desesperada de ressuscitar o moribundo, roto e esfarrapado american dream . Pior, é um recurso para aumentar e dinamizar uma economia em crise estrutural, além da guerra imperialista.

O ruim disso tudo, para a classe média em busca do american dream,  é que os turistas deslumbrados serão obrigados, a  passar pelas ruas da Big Apple  ou de  Washington , em meio aos movimentos doOccupy Wall Streat ou the White House e manifestações contra o desemprego. infelizmente, terão de ver os EUA real, desmistificado, imerso numa crise societal de grande profundidade. Na atual situação dos EUA, quem vai atrás do Uncle Scrooge, o Tio Patinhas, pode dar de cara com os The Beagle Boys, os irmãos Metralhas! 

Mas, claro, há o recurso da avestruz, fingir que não está acontecendo nada na Meca do capital e dizer: "imaginem, que crise nada, fui jantar e paguei um prato de spaghetti com vinho apenas U$ 10,00!", como já ouvi de uma pessoa próxima. 

Para aqueles que acham que sonhar é melhor que viver essa é uma ótima opção, a de não perceber que o american dream acabou no Irajá, e está afundando mais rápido que o Costa Concordia. 

2 comentários:

  1. Mais uma vez, concordando com suas críticas. É lastimável que os incautos emergentes continuem deslumbrados com o Tio Patinhas e levem seus trocados para contribuir para que os americanos enfrentem sua crise, com menos percalços. Nunca fizeram isso por nós, mas parece que somos generosos!!!
    Proponho aos que estejam com uns trocados sobrando que os gastem no turismo interno. No mais, é lamentar esta euforia colonizada.

    ResponderExcluir
  2. mesmo o turismo interno sendo caro e ruim?

    ResponderExcluir