quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Uma Vez Colônia, Sempre Colônia? A Moda da Escravidão Brasileira


Dia 30 de novembro de 2011 vai ser um dia marcado para se acreditar realmente que temos ainda muito o ranço colonial escravista. Esse dia a multinacional da área da confecção Zara se negou a aceitar o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) imposta pelo Ministério Público do Trabalho, nesse Termo contém além da multa de R$20 milhões, que se tenha de extinguir a "terceirização da terceirização" nas suas oficinas de costura  e as subcontratações na cadeia de produção de responsabilidade da empresa. Simplesmente a Zara ignorou as intervenções do MPT e continua a vender suas roupas como se não estivesse fazendo nada de anormal.  O mais lamentável é que não é a única; a C&A, Pernambucanas, Marisa e várias lojas são coniventes com a "terceirização escravocrata" e também não se interessam se vão aumentar os lucros com o trabalho escravo.
Escravos produzem a moda contemporânea
Dessa forma, a Zara e as demais demonstram as suas relações com o Estado e povo do Brasil, as relações que estão intrínsecas desde 500 anos atrás, com Estado paternal e trabalhador subserviente e dominado. Os donos do meio de produção antes escravização índios (negros da terra) e depois seguiram a lógica escravista de negros africanos, hoje a lógica do capital faz escravizar além de brasileiros, os bolivianos, peruanos e asiáticos. Como na época colonial o escravismo é moda também no agronegócio, grandes plantações de cana-de-açúcar se utilizam dessa mão-de-obra. Existe também a produção de carvão, a mineração e o emprego doméstico que lembra muito bem o tempo da Casa Grande.
Mas não passou.
Enquanto isso, nós que não somos escravizados (não mesmo, que horror!) nos preparamos para as compras de fim de ano nas principais lojas escravistas que existem no Brasil. Vamos assistir isso de braços cruzados (ou comprando)? Vamos nos mobilizar, criar consciência? Podemos até pedir para atores globais fazerem um vídeo contra essas empresas também, lógico com uma ajuda de um abaixo-assinado. Será que vão autorizar o uso da imagem deles contra os anunciantes?

011211_zara_br

2 comentários:

  1. A Zara desconheceu a força de trabalho que lhe proporcionou tantos lucros. Recebeu um puxão de orelha merecido. Mas, quantas Zaras circulam pelo mundo capitalista???

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=IQqOHSYjOLk
    olha isso.

    ResponderExcluir