quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mapa da Construção de Belo Monte



Não sou geógrafo e nem cartógrafo, mas consigo interpretar um pouco os mapas. E nesse mapa acima, me diz algo que muita gente fala e sem a noção nenhuma afirma de forma catastrófica, algo que não tem a mínima condição de acontecer. Ele contraria todos os "profetas do caos" que tentam fazer de qualquer maneira de forma leviana, que uma hidrelétrica vá destruir a Amazônia.
Lógico que não devemos ser ignorantes a ponto de excluir as possibilidades de outras formas de energia mais sustentáveis, mas na atual conjuntura a forma hídrica é a de melhor custo-benefício, já que o país está no seu limite energético e necessita urgente de energia para o crescimento social e econômico.
Belo Monte, conforme o mapa fornecido por ONGs que são contra a sua construção, não mudará nenhuma reserva do lugar, não desviará o curso do rio, não provocará nem secas e nem inundações que mudará catastroficamente a ecossistema. Lógico que não acredito que não haverá impacto, mas esse impacto será mínimo e longe de ser a tragédia que estão pregando. 
Não vejo a mesma disposição de indignação com o novo Código Florestal, com os assassinatos de índios por grileiros, com o verdadeiro desmatamento causado pelos ruralistas, com o uso discriminado de agrotóxico... Mas disposição contra Governos progressistas se acha ao monte (com trocadilho). Por que será? A quem essa oposição toda favorece? E será que o Governo é o alvo certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário