sábado, 10 de dezembro de 2011

Charges de Carlos Latuff

Carlos Latuff (Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1968) é um cartunista e ativista político brasileiro.

Latuff dedica sua arte para lutar contra a opressão, onde quer que exista no mundo. É um artista profissional desde 1989. Começou como ilustrador para uma pequena agência de publicidade e depois trabalhou como caricaturista político para papéis sindical em 1990, mas foi o desenho desde que ele era um garoto.

Sediado no Rio de Janeiro, Brasil, Carlos Latuff foi criando um estilo que pode ser descrito como caricaturista político com uma coragem única que não conhece nenhum compromisso quando se trata de apoiar a luta contra a opressão.

Ele tocou em questões como o Apartheid na África do Sul, a situação dos índios norte-americanos em os EUA e a opressão dos tibetanos na China. Mas talvez a sua série mais conhecida até agora é "Somos todos palestinos", na qual ele compara as ações tomadas pelo governo israelense com os palestinos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza com o tratamento dos nazistas aos judeus.

Latuff visitou a Palestina, pela primeira vez em 1999. Ele ficou chocado com a brutal ocupação israelense práticas contra os palestinos. Ele viu em primeira mão, a humilhação diária de toda a população palestina, a prisão sem acusações, destruição de habitações, o fecho das cidades que duram dias e semanas, os ataques dos colonos israelenses bárbaras em agricultores palestinos, o assassinato seletivo de palestinos ativistas políticos e o medo nos olhos das crianças uma ocupação que negou-lhes a sua infância. A visita transformou seus pontos de vista e desenhos relacionados a Palestina, Ele se tornou mais poderoso em expor as mentiras sionista sobre a natureza do conflito palestino israelense. Por causa de sua condenação acentuada da ocupação israelense, ele foi acusado de anti-semitismo.

Em uma entrevista com o estudioso judeu cultural Eddy Portnoy, Latuff, disse, "sobre desenhos animados e anti-semitismo, eu me sinto confortável o suficiente para fazer qualquer comparação que eu acho necessário que expressa o meu ponto. Metáforas são o ponto chave para o cartunismo político. Claro que Israel não é construir câmaras de gás na Cisjordânia, mas certamente podemos encontrar semelhanças entre o tratamento dado aos palestinos pelo [Forças de Defesa de Israel] e os judeus sob o regime nazista. Acontece a ser judeus israelenses, que são os opressores dos palestinos. Se eles eram cristãos, muçulmanos ou budistas, gostaria de criticá-los da mesma maneira ". Ele acrescentou em uma entrevista "Eu produzi charges sobre diferentes questões, tanto locais (Brasil) e internacional meus detratores dizem que o uso da Estrela de David em meus desenhos Israel relacionada é a prova irrefutável da existência de anti-semitismo;. Entretanto, é Não tenho culpa se Israel escolheu sagrados símbolos religiosos, como símbolos nacionais, como o Knesset Menorah ou a Estrela de David em matar-máquinas como caças F-16. Eu não posso ser culpado por fazer uma warbirds israelenses de bombardeio adornado com um símbolo religioso, porque esse é o caminho aviões da Força Aérea israelense estão. Dizer que meus cartuns são um "remake" das imagens do passado anti-semita é apenas outra estratégia bem conhecida por críticas descrédito sobre Israel.

Sua obra sobre o conflito palestino-israelense fez dele um alvo para a máquina de terror israelense, a ponto de que o partido Likud em Israel (o partido no poder hoje) pediram abertamente para o seu assassinato. No site oficial do partido Likud, que chamaram de "neutralizar Latuff por quaisquer meios necessários". Quando Carlos foi questionado sobre o convite para "assassiná-lo, ele disse:" Claro, podemos esperar qualquer coisa de IsraHell. Se eles podem carregar em "assassinatos seletivos" de palestinos, e tapete Beirute com toneladas de bombas matando centenas de civis, o que é a grande coisa sobre a "neutralização" um cartunista no Brasil? Ameaças de morte, tentativas baratas de me aterrorizar, contudo, não vai me impedir de apoiar os palestinos em sua luta contra a brutal ocupação israelense. O máximo que se arrasta Likud podem fazer é me silenciar com uma bala, mas eles nunca serão capazes de silenciar minha arte. "

Sua arte não é para todos os gostos. Ele não atende às vistas da mídia. Sua arte é feita para pessoas que vivem na Faixa de Gaza, em Bagdá, nas favelas da América Latina, no Egito, na Líbia, as pessoas comuns do povo. Ele espera que sua arte pode elevar o moral das pessoas que sofrem e os combatentes da liberdade em todos os cantos do planeta. Tocando o tabu do conflito palestino-israelense é sempre controverso, especialmente quando você toma o lado dos oprimidos. Carlos arte rompe a percepção comum do problema e desafios que a versão corrente do conflito. Você pode acompanhar seu trabalho e luta pela justiça na web:













Nenhum comentário:

Postar um comentário