domingo, 13 de novembro de 2011

Parabéns a um Campeão Brasileiro

Junior dos Santos Cigano com o cinturão de campeão do UFC (Foto: Getty Images)

Júnior "Cigano" dos Santos

Carreira no MMA

Atual campeão dos pesados com apenas 1m04s derrotou o ex-campeão Cain Velasquez no dia 12/11/2011 às 0:25 no horário de Brasília, Junior dos Santos era em grande parte desconhecido no MMA, até estrear no UFC 90: Silva vs Cote, quando derrotou o brasileiro Fabrício Werdum, com um uppercut devastador. Junior dos Santos luta sob a tutela dos irmãos Nogueira, Antônio Rodrigo Nogueira, o "Minotauro" e Antônio Rogério Nogueira, o "Minotouro", do ex-campeão dos meio-pesados Lyoto Machida e do campeão dos pesos médios Anderson Silva.
Depois, Junior enfrentou Stefan Struve no UFC 95 e conseguiu derrotá-lo por nocaute técnico no primeiro round.

[editar]
UFC 103

Em seguida, enfrentou no UFC 103 o ex-campeão do PRIDE, o croata Mirko Filipović; luta em que Junior dos Santos conseguiu outra vitória, após o adversário desistir no 3º assalto devido a um ferimento nos olhos.

[editar]
Recepcionando o Hurricane

Cigano já se tornou um dos lutadores mais temidos dos Pesos Pesados do UFC, tinha um a luta marcada contra Gabriel Gonzaga no UFC 108, mas devido a uma infecção bacteriana, o popular "Napão" teve que desistir da luta, no lugar dele Cigano enfrentou o novato no UFC Gilbert Yvel recém chegado no UFC. Yvel conhecido como Hurricane insultou Cigano antes da luta, dizendo que não conhecia o brasileiro e venceria facilmente por nocaute, e ainda disse que depois da luta desafiaria Brock Lesnar pelo cinturão dos Pesos Pesados do UFC.
Logo no inicio da luta, Yvel tentou acertar um chute rodopiador e um headkick porém os dois foram bloqueados. Cigano mostrando um boxe muito forte acertou um bom uppercut de esquerda derrubando Yvel e depois de uma sequência o arbitro interrompeu a luta. Yvel não concordou com o arbitro.

[editar]
Rumo ao topo

A luta entre Napão e Cigano, foi reagendada para o UFC no Versus 1: Vera vs. Jones. Na luta Napão e Cigano começaram o combate se estudando, Napão tentou por duas vezes acertar o famoso chute que nocauteou Mirko Filipović, após uma tentativa de queda por parte de Napão foi surpreendido com um forte golpe de esquerda de Cigano que o derrubou, em seguida Cigano bombardeou Napão até o nocaute.
Após a luta em entrevista ao canal Versus e ao PPV do UFC, Dana White comentou:"Dos Santos é sem duvidas um dos lutadores mais duros na divisão, seus nocautes sobre Yvel e Gonzaga o credenciaram a entrar na corrida pela disputa do cinturão, vamos ver nesse mês o primeiro advérsario de Lesnar no UFC 111, entre Frank Mir eShane Carwin, mas caso um dos dois não puder enfrentar Lesnar, Velasquez ira o substituir o desafiante, mas é provavel uma luta entre Dos Santos contra Velasquez, mas não necessariamente agora."
Em menos de 24 horas após a vitória sensacional de Cigano, muito se especula sobre uma luta entre Cigano e Cain Velasquez, não confirmada pelo presidente Dana White.[2] White afirmou que no UFC 116 esta previsto para acontecer a luta de Lesnar, já que ele não pode ficar sem lutar até Agosto, fato que o faria ser destronado do posto de Campeão dos Pesos Pesados do UFC. Então não quer casar uma luta entre Velasquez e Cigano, sem ter certeza se não haverá baixas após a luta entre Mir e Carwin. Ele ainda afirmou que dependendo do decorrer do ano, Velasquez terá sua próxima luta sendo pelo cinturão e Cigano enfrentará mais um adversário de alto nível antes de lutar pelo cinturão.[3]
Valendo a chance de enfrentar o vencedor de Brock Lesnar e Cain Velasquez, Cigano encarou Roy Nelson no UFC 117 em Oakland EUA. Cigano venceu por decisão unânime, no primeiro round quase nocauteou Nelson após acertar um forte uppercut que derrubou seu adversário, nos rounds seguintes Cigano foi muito superior, as marcações dos juízes foram 30-26, 30-27 e 30-27. Segundo o site oficial do UFC, Cigano acertou 130 golpes em seu adversário que só acertou 30.[4] Segundo o presidente do UFC Dana White, Cigano enfrentaria Cain Velasquez que ganhou Brock Lesnar na luta pelo cinturão dos pesos pesados do UFC[5], porém recentemente Velasquez sofreu uma lesão no ombro e ficará de 6 a 8 meses na geladeira. Se especula que Cigano voltará a lutar no meio de 2011, em uma disputa pelo cinturão interino.[6].
Junior dos Santos contra Shane Carwin no UFC 131.
Após muita especulação sobre seu novo adversário, Cigano foi confirmado como treinador doThe Ultimate Fighter durante a The Ultimate Fighter 13 Finale, o outro treinador será o gigante Brock Lesnar[7]. Ao final do reality show, os dois iriam se enfrentar no UFC 131 emVancouver no Canadá,[8] porém a luta acabaria sendo cancelado devido Lesnar voltar a ter problemas Diverticulitis, o no adversário de Cigano será outro gigante Shane Carwin[9], pela vaga de desafiante número 1 ao cinturão dos Pesos Pesados. No combate, Cigano mostrando muita confiança começou dominando o centro do octógono, Carwin estratégicamente partiu para cima para derrubar Cigano que se defendeu muito bem a queda e conseguiu facilmente sair do clinch contra a grade, em seguida Cigano começou a controlar Carwin através de seus jabs, em um momento de desatenção de Carwin, Cigano acertou um forte direto seguido de cruzado de esquerda que desequilibrou Carwin, após ver Carwin em quatro apoios Cigano castigou seu adversário no chão chegando até os segundos finais, onde Cigano ofereceu espaço para Carwin se levantar. No final do primeiro round, Carwin se dirigiu ao seu corner com o rosto completamente machucado. No segundo round, Carwin voltou decidido a nocautear Cigano e conseguiu acerta um forte golpe em seu adversário, porém Cigano controlou a maior parte do round com seu boxe rápido e conseguiu ainda acertar Carwin com um forte chute alto. No último round, Cigano voltou a imprimir um forte ritmo de jabs em Carwin que via seu rosto sendo ainda mais machucado, nos momentos finais do round, Cigano conseguiu duas boas quedas selando a vitória. Cigano venceu por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-26), e ainda no octogono ficou sabendo que enfim ele lutará pelo cinturão dos Pesos Pesados do UFC, dizendo-se agradecido Cigano afirmou que respeitava muito Cain Velasquez, porém iria com tudo para cima dele [10].
Um dos donos do UFC, Lorenzo Fertitta confirmou o combate entre Cigano enfrentará o campeão Cain Velasquez no UFC 138 em San Jose,CaliforniaEUA[11].
Sagrou-se campeão dos peso-pesados nocauteando Cain Velasquez no 1 round em uma luta histórica no UFC ON FOX pela primeira vez transmitido pela tv aberta nos EUA e no BRASIL.

[editar]
Estilo

Cigano é um praticante de Jiu-Jitsu, e atualmente é faixa preta. Cigano treina seu Jiu-Jitsu com Yuri Carlton, Minotauro e Demian Maia. Ele é um campeão peso-pesado brasileiro de kickboxing com um recorde de 18-0. Treina boxe com o baiano Luiz Dórea. Treinador da seleção brasileira de boxe e responsável por transformar Acelino Popó Freitas num campeão mundial.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Junior_dos_Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário